Account

Company

  Menu

Description

O livro aqui publicado, O Espetáculo. Supremo Estagio do Fetichismo da Mercadoria é o ultimo escrito de Daniel Bensaïd. Trata-se de uma obra inacabada, mas de uma extraordinária riqueza. Como o observa René Schèrer, no prefácio à edição francesa, sua escrita é interrogativa, apressada, ardente, como que movida pela urgência, na inquietude de uma morte tragicamente próxima.
Se poderia dizer que o fio condutor é um esboço de « genealogia do desespero », uma análise crítica dos pensadores que parecem considerar - mesmo que seja para deplorá-lo - que a dominação do capital não tem limite. Enquanto que György Lukács acreditava -- como o mostra ainda Dialética e Espontaneidade (1925), sua resposta aos críticos « ortodoxos » de História e Consciência de Classe (1923) -- na atualidade da revolução, e no papel decisivo do fator subjetivo, vários de seus discípulos parecem aderir à uma visão muito mais sombria, onde a alienação e a dominação absorvem todas as alternativas históricas. É o caso, pelo menos em parte, de Herbert Marcuse, que lamenta o declínio da « Grande Recusa » ao mundo dos negócios, o mundo baseado no cálculo e no lucro -- uma recusa inspirada pelo elemento romântico da cultura, pelo « espaço romântico da imaginação ». Eu sei que Bensaïd desconfiava do romantismo - era um de nossos temas de discussão - mas ele parece aceitar aqui, sem muitas reservas, o argumento do autor do Homem Unidimensional (1964) sobre o potencial subversivo da cultura romântica. Em todo caso, para Marcuse, apesar de tudo, escreve Bensaïd, « a porta estreita por onde pode ainda fazer irrupção um possível intempestivo fica entreaberta » - uma bela imagem que entretanto parece mais bem inspirada por Walter Benjamin do que por Herbert Marcuse.
Mais pessimista ainda do que Marcuse é Guy Debord, escritor, filósofo e cineasta, fundador do Situacionismo e autor da Sociedade do Espetáculo (1967), uma obra importante de crítica anticapitalista que vai inspirar o título do livro de Bensaïd. Os escritos de Debord estão carregados de uma sombria melancolia : « damos voltas sem fim na noite, devorados pelo fogo » é o titulo de um de seus mais belos filmes. Convencido de que « o conjunto do projeto revolucionário » foi derrotado ja nos anos 1930, Debord denuncia a sociedade do espetáculo, que na sua versão suprema, o espetáculo integrado, elimina sistematicamente a história e destrói qualquer projeto crítico. O grande mérito de Debord, segundo Bensaïd, foi de perceber que a tentação do determinismo científico é a brecha no pensamento de Marx pela qual penetrou a « ideologização do marxismo ».
Esta visão infernal da eternidade mercantil capitalista é levada ao extremo por Baudrillard, Agamben, Surya, Holloway. Bensaïd opõe à esta « radicalidade sem política » o pensamento estratégico, que busca uma saída nas práticas, na crise, no partido. Este é o título de um ultimo capitulo que ele não teve tempo de escrever...
(Michael Löwy)

Tag This Book

This Book Has Been Tagged
It hasn't. Be the first to tag this book!

Our Recommendation

None. The price of this book has not changed since we started tracking it.

Notify Me When The Price...

  • $
  • If I'm already tracking this book...

to track this book on eReaderIQ.

Track These Authors

to track Daniel Bensaid on eReaderIQ.

  • to be notified each time the price drops on any book by Daniel Bensaid.
  • to stop tracking Daniel Bensaid.

to track Michael Löwy on eReaderIQ.

  • to be notified each time the price drops on any book by Michael Löwy.
  • to stop tracking Michael Löwy.

to track Samuel Cavalcante on eReaderIQ.

  • to be notified each time the price drops on any book by Samuel Cavalcante.
  • to stop tracking Samuel Cavalcante.

Price Summary

  • We started tracking this book on August 2, 2022.
  • The current price of this book is $4.41 last checked one day ago.
  • This book is currently at its lowest price since we started tracking it.

Genres

Additional Info

  • Publication Date: August 7, 2020
  • Text-to-Speech: Enabled
  • Lending: Disabled
  • Print Length: 105 Pages
  • File Size: 442 KB

We last verified the price of this book about one day ago. At that time, the price was $4.41. This price is subject to change. The price displayed on the Amazon.com website at the time of purchase is the price you will pay for this book. Please confirm the price before making any purchases.